Em Destaque

SAUDAÇÃO À PROFESSORA DOUTORA LUCÍLIA NUNES

07/04/19

7 ABRIL - UM DIA GRANDE PARA A ENFERMAGEM E PARA AS COLEGAS HOMENAGEADAS COM A MEDALHA DE OURO DO MINISTÉRIO DA SAÚDE

Hoje dia 7 de abril é celebrado em todo o mundo o Dia Mundial da Saúde
A OMS tem como principal objetivo desta data conscientizar as pessoas sobre a importância da preservação da saúde para ter uma melhor qualidade de vida.
Anualmente, o Dia Mundial da Saúde é destinado a discutir um tema específico que representa uma prioridade na agenda internacional da Organização Mundial da Saúde – OMS.
Este ano de 2019 tem como lema – COBERTURA UNIVERSAL DA SAÚDE
Para Portugal, esta temática assume particular relevância, tendo presente que a nova Lei de Bases da Saúde se encontra em processo de discussão na AR e que nela importa consagrar normas que salvaguardem o reforço do SNS como principal eixo de garantir o acesso e cobertura universal da saúde.
O Ministério da Saúde assinala anualmente este dia com uma atividade pública que é, por um lado de balanço da situação portuguesa em relação à temática como um espaço de reconhecimento, por um lado geral a todos os que garantem melhor saúde para os cidadãos – profissionais, organizações da sociedade civil e instituições de saúde - e por outro particular, pelo reconhecimento do mérito a instituições e personalidades, das quais relevamos para a enfermagem portuguesa, a atribuição do Prémio Saúde, à Sr.ª Enfermeira Mariana Diniz de Sousa, em 2008
Este ano de 2019, foram homenageadas duas enfermeiras com a Medalha de Ouro – A Sr.ª Enfermeira Ana Sara Alves de Brito e a Sr.ª Enfermeira Lucília Nunes.
Entendemos ser uma homenagem merecida pelos seus percursos profissionais, académicos e de participação no desenvolvimento da enfermagem e da saúde. Aqui registamos, com elas e para elas, a nossa alegria e o nosso obrigada.
Nesta perspetiva, sendo este ato público consequência de uma decisão da Ministra da Saúde, entendemo-lo como reconhecimento do importante papel que os enfermeiros portugueses desenvolvem para a saúde dos cidadãos, assente numa formação sólida e internacionalmente reconhecida e numa prática diária de respeito pela deontologia profissional.

Por tudo isto afirmamos: o Dia Mundial da Saúde de 2019 é também um dia grande para a ENFERMAGEM PORTUGUESA, que em cada dia contribui para assegurar a COBERTURA UNIVERSAL DA SAÚDE através de cada enfermeiro, no exercício da sua profissão, seja na clínica, na formação, na investigação, na gestão, na acessoria e na regulação.

Sem comentários:

Enviar um comentário