Em Destaque

SAUDAÇÃO À PROFESSORA DOUTORA LUCÍLIA NUNES

06/04/20

Dia Mundial da Saúde - 7 de Abril - OMS dedica o dia aos Enfermeiros

Dia Mundial da Saúde - 7 de Abril

Organização Mundial de Saúde dedica o dia aos Enfermeiros

O Dia Mundial da Saúde assinala-se a 7 de Abril (amanhã) e, este ano, a Organização Mundial de Saúde (OMS) decidiu dedicar o dia aos enfermeiros e ao trabalho que este grupo de profissionais realiza todos os dias em prol da sociedade. O simbolismo que a OMS atribui a esta efeméride assenta na convocação de todos os atores que se empenham na saúde, para que os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável até 2030, que a ONU prossegue sejam atingidos.

A comemoração deste dia dedicado a enfermeiros ganha maior relevância e fica marcado pelo esforço que está a ser realizado à escala mundial para minimizar os efeitos devastadores da pandemia COVID-19 colocando ao serviço deste objetivo todos os meios disponíveis nos sistemas de saúde de cada país, sendo que no nosso país essa missão é assumida pelo SNS, mesmo com as dificuldades que tem demonstrado está a dar a resposta possível garantindo o acesso universal aos cuidados.

No âmbito do Dia Mundial da Saúde, importa salientar que os enfermeiros enquanto maior grupo profissional de Saúde,  e decorrente da natureza da sua profissão, são os profissionais que todos os dias, (diga-se 24 horas por dia, 7 dias por semana) asseguram a continuidade e a segurança dos cuidados de saúde nas diferentes unidades de saúde: cuidados hospitalares, nos cuidados continuados, nos cuidados de saúde primários e em muitos residências e lares.

A pandemia coronavírus confirma e reforça a certeza que os enfermeiros são um pilar estruturante para garantir a disponibilidade, a continuidade e a segurança dos cuidados de saúde à sociedade, uma vez que são os enfermeiros que percorrem bairros e aldeias, vales e montes para dar o suporte necessário a quem em suas casas necessita de cuidados. São também os enfermeiros que garantem nos Centros de Saúde as intervenções de vigilância, prevenção e promoção, entre outras a concretização do Plano Nacional de Vacinação.

A Cidadania Enfermagem (cidadanianaenfermagem.blogspot.pt) é um grupo de enfermeiros que sabe que só o trabalho em equipa, o respeito mútuo e a corresponsabilidade garantem o resultado que todos desejamos salvar o maior número de vidas possível. No contexto de pandemia, esta vontade ganha mais força.

Neste Dia Mundial da Saúde, a OMS, declarou o ano de 2020 de apoio aos enfermeiros de todo o mundo. É o reconhecimento do seu papel insubstituível, nomeadamente na continuidade e segurança dos cuidados, na promoção da saúde e prevenção da doença. A OMS apresenta dados interessantes que merecem ser partilhados, ou seja aquele organismo estima que são necessários mais de 9 milhões de enfermeiros até 2030 para alcançar os objetivos de desenvolvimento sustentável.

Acresce, como para os restantes profissionais, que as respostas do nosso SNS aos desafios colocados neste quadro pandémico, não são alheias à capacidade demonstrada pelos enfermeiros na reorganização dos serviços, na adaptação dos seus horários, na reorganização de equipas que garantam as 24 h na prestação de cuidados, no improviso e gestão do material que escasseia e ao qual se vai acumulando o desgaste físico e emocional que a situação por si desencadeia.

Mas sabemos que os milhares de enfermeiros espalhados nos vários contextos e em todos os serviços dizem sempre PRESENTE colocando ao serviço de quem lhes confia os seus cuidados o melhor do seu saber.

Nota enviada à Comunicação Social 

Sem comentários:

Enviar um comentário