Em Destaque

SAUDAÇÃO À PROFESSORA DOUTORA LUCÍLIA NUNES

31/05/18

Artigo de Opinião

A PROPÓSITO DO DIA MUNDIAL DA SAÚDE (7 DE ABRIL)

A. Têm boas razões os enfermeiros que se sentem lesados nas suas condições de trabalho. Não é caso único. Há muitos grupos profissionais a sentirem a mesma pressão no trabalho.

B. São essencialmente os mais jovens. Os mais velhos conhecem o rápido crescimento da profissão e da área de conhecimento respetiva. A história mostra que em poucas décadas houve uma evolução no sentido de desenvolvimento de competências e a respetiva autonomia para exercer a profissão. Mas o ambiente de cansaço e de lamentações, lideranças pouco eficazes, as pressões sociais e a cultura do imediatismo têm reflexos no exercício profissional no dia a dia.

De uma forma geral o desempenho profissional está num nível abaixo das qualificações profissionais dos enfermeiros. Mas há muitos exemplos nos serviços de saúde, ao nível da gestão e nas escolas, de enfermeiros que se sentem orgulhosos de ser enfermeiros e atentos à possibilidade de intervir como cidadãos de forma a melhorar a situação.

Na actalidade há janelas de oportunidade que não se podem perder. Ex: as políticas para a investigação são favoráveis aos estudos em enfermagem, ás possíveis alterações na carreira, ás alterações no sistema de ensino de enfermagem, entre outras.
C. Verifico que há enfermeiros que, para além das suas funções fazem questão de explicar áqueles com quem trabalham o que fazem e porquê, o que deviam fazer de acordo com as suas qualificações e com o saber que detêm, mostrando também o que resulta da investigação já existente sobre a eficácia do seu raciocínio clínico por força da análise de situações clinicas, levando em conta as diferenças individuais.

O processo do raciocínio clínico tem por base essa avaliação inicial que permite decidir intervenções terapêuticas, que por sua vez são avaliadas.

A investigação acompanha todas as etapas e transforma- se em orientações técnicas e guidelines.

A intencionalidade dos cuidados é claramente o máximo de bem estar, relacionado com as transições em que a pessoa se encontra. Do meu ponto de vista, este é um contributo individual ou de grupo muito importante. Ao contrário dos profissionais de saúde com que trabalhamos, as pessoas cuidadas expressam-se claramente.

D. É preciso que fique claro que a continuidade dos cuidados de saúde fica assegurada pelos cuidados de enfermagem.

Relativamente à profissão nos ultimos 10-15 anos, há a realçar:

- O conhecimento estruturado, mas sempre em aberto ao questionamento e validação;
- O grau de Doutor em Enfermagem, bem caracterizado;
- O nível de investigação reconhecido, com produção científica em percentagem maior do que noutras disciplinas na área das ciências da saúde;
- O reconhecimento a nível internacional – EANS
- A regulação profissional avançada, como suporte da prática profissional e com reconhecimento internacional.


28/03/2018 MARTA LIMA BASTO

Sem comentários:

Enviar um comentário